terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Positivo vence em preço pregão de laptop educacional do MEC

Positivo vence em preço pregão de laptop educacional do MEC


Positivo vence em preço pregão de laptop educacional do MEC
Fabricante foi a que apresentou a melhor proposta para entrega de 600 mil notebooks que serão comprados pelos Estados e Municípios com financiamento do BNDES.
A Positivo foi fabricante que apresentou a melhor proposta de preço no pregão eletrônico realizado pelo governo federal para aquisição 600 mil laptops educacionais que serão comprados pelos Estados e municípios que aderiam ao Programa Um Computador Por Aluno (Prouca). O leilão foi dividido em dois lotes, sendo o primeiro de 400 mil notebooks para atender as regiões Centro-Oeste e Norte e o segundo de 200 mil unidades para escolas do Nordeste e Sul.
Na tomada de preço para a compra das 400 mil unidades, o preço unitário oferecido pela Positivo foi de 344,18 reais. Já no leilão das 200 mil máquinas, o valor por laptop proposto pela fabricante foi de 376,94 reais.
No pregão para o fornecimento do primeiro lote a segunda colocada foi a AIOX do Brasil que se comprometeu a fabricar o portátil por 344,20. No segundo, a Digibrás/CCE ficou atrás da Positivo com a proposta de 409 reais.
O pregão, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério de Educação (MEC), começou em 29/09 e se estendeu até hoje 06/10. Participaram da licitação cerca de 20 fabricantes, entre as quais estavam as multinacionais HP, Dell, Lenovo e Samsung. O leilão aconteceu durante as eleições e o assessor da Presidência da República, José Luiz Aquino, informa que não havia nenhum impeditivo em razão de o edital ter sido publicado em julho.
A Positivo venceu a primeira etapa no quesito preço. A empresa terá agora de passar pelos testes de aderência, que são dois. Para isso, a companhia terá de entregar uma amostra 25 laptops para análise das especificações técnicas exigidas pelo edital. O FNDE terá um prazo de 15 dias para fazer essa avaliação e depois solicitará outro lote de 25 unidades.
Segundo o FNDE, todo esse processo levará cerca de 40 dias e, se não houver nenhuma contestação na Justiça, o contrato com a Positivo poderá ser assinado ainda em dezembro. A expectativa do governo é que os laptops educacionais possam ser comprados pelos prefeitos e governadores no começo de 2011 para serem usados no próximo ano letivo.
Os notebooks educacionais serão adquiridos pelos Estados e municípios com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que abriu uma linha de crédito para financiar os equipamentos.
A aquisição das máquinas será feita por meio do Prouca, criado pela Lei 12.249, sancionada em junho último, que concedeu incentivos fiscais para a produção dos laptops.
Evolução de piloto  
O Prouca é uma evolução do projeto-piloto Uca, pelo qual o governo federal comprou 150 mil laptops, que começaram a ser distribuídos em maio deste ano, para atender 300 escolas públicas de vários Estados do Brasil, escolhidas para participar programa para teste da iniciativa. O investimento do MEC na aquisição dessas máquinas foi de 82 milhões de reais.
A licitação para aquisição dessas máquinas levou quase três anos e foi alvo de muita contestação pela indústria, que teve, numa primeira etapa, a Positivo como vencedora. O governo cancelou o pregão por não ter entrado em acordo com a fabricante sobre o valor e configuração das máquinas.

A elaboração de um novo edital levou mais de um ano e vitoriosa da concorrência foi a Comsat. Entretanto, a empresa acabou reprovada nos testes das especificações técnicas. A fabricante recorreu da decisão na Justiça e não ganhou o contrato, sendo que a escolhida final foi a CCE/Digibrás.
Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/10/06/positivo-vence-em-preco-pregao-de-laptop-educacional-do-mec/

Nenhum comentário:

Postar um comentário