segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A SAGA DOS NOSSOS FORMADORES

O NTE Prof. Laurentino Ferreira foi convocado  para trabalhar em Limoeiro do Ajuru a implementação do Programa do Governo Federal – UCA – Um computador por Aluno!
Aceitamos o desafio e nos pusemos a andar nas rodovias e hidrovias existentes na Amazônia  Paraense.
Aqui nos tornaremos um NTE-Geográfico e iremos relatar e retratar um pouco da viagem-maratona que percorremos de Abaetetuba até o Município de Limoeiro do Ajuru.
Após sairmos de Abaetetuba (7:00 horas), o primeiro local de parada foi a travessia de balsa no município de Igarapé Miri. Uma travessia rápida, diga-se de passagem. Menos de 15 minutos e já estávamos na estrada  de novo!
Depois de aproximadamente mais 20 minutos de estrada, outra  travessia. Esta também foi rápida. No entanto, nesta parada  já se percebe pouca presença urbana.
Mais um percurso de estrada, desta vez  um pouco maior – bem maior-, que por sinal está em bom estado de conservação, chegamos ao local chamado Carapajó.
No Carapajó, fomos obrigados, pela fome, a fazer um pequeno lanche: Churrasco de Gato! Tão cedo? Um pouco cedo é verdade. Mas era a oferta da casa. Melhor… das casas! Chegamos  pouco antes das 10:00 horas, horário que iniciamos mais uma viagem de balsa rumo a Cametá. Esta viagem durou 1: 50 minutos pelo rio Tocantins.
A paisagem magnífica. A travessia de balsa oferece conforto. Ar refrigerado! Segurança!
Chegamos em Cametá 12:00 horas. Parada para a Refeição. As 13:00 horas começamos um novo momento da caminhada: viagem de Cametá para Limoeiro do Ajuru através de uma estrada que ainda não conta com pavimentação. Muita poeira e Várias pontes. São 54 Quilômetros que foram percorridos em quase 2:00 horas.
Chegamos na Escola. Bem pessoal. Daqui para diante conteremos outra história e falaremos de outra geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário